segunda-feira, 14 de maio de 2012

RUGBY ENFARTASTE!


Uma última rodada proibida para cardíacos!  Como nas semanas anteriores, os times da chave B, que já merece o título de “grupo da morte” dado o enorme equilíbrio, protagonizaram disputas emocionantes, decididas nos últimos instantes, com direito a reviravolta na tabela de classificação.

No confronto mais relevante da rodada os Capivaras de Juiz de Fora viajaram até São João Del Rei para enfrentar os Búfalos locais e retornaram com uma importante vitória que lhes garantiu nas quartas de final do torneio. Com tries de Luiz Gustavo (2) e Wallace Ferreira os tricolores superaram os sãojoaninos por apertados 16 x 17, com destaque ainda para a atuação do abertura local Talles Fontana, autor de onze pontos na partida. O resultado deu a equipe de Juiz de Fora a última vaga dos playoff´s, onde enfrentarão o primeiro colocado da chave A, BH Rugby. Já a UFSJ, mesmo fazendo um bom campeonato, terá de disputar a derradeira partida frente aos Touros de Uberaba para fugir da colher de pau e da temida repescagem contra o campeão da segundona.

Por Daniel Alejandro Marolla

Em Ouro Preto se enfrentaram a equipe dos Inconfidentes, recém convertidos a protagonistas do campeonato na última rodada após colocar em xeque o poderoso Varginha, e o time dos universitários da UFLA, que corriam atrás do prejuízo acumulado, parte pela grande renovação do seu elenco e parte pelos resultados negativos.

Os Inconfidentes entraram em campo apresentando um XV renovado, muitos novatos e muitos nervos, já o UFLA entrou com a cabeça no lugar, com um time bem mais experiente e com vontade de sair de essa zona de risco onde tinham se colocado.

Desde o primeiro minuto os Açougueiros começaram a jogar dentro das 22 dos ouropretanos, avançando fechado com seu pack deforwards, mais na pontada final, quando a bola era aberta aos backs, erravam mais pela vontade, que pela torpeza, e voltavam novamente ao começo. Os mandantes se defendiam como podiam. Aos 8 minutos os universitários abriram o marcador com o pé do seu capitão Carlos Diego Rodrigues, e Ouro Preto demorou mais 12 minutos para empatar, graças ao antigo chute do Gustavo “Robocop”, o hookeramarelo e preto, que, como nas antigas, não utiliza nem tee nem areia para apoiar a bola.

Os Inconfidentes não encontravam o jeito de superar a disposição tática dos universitários e sofreram com isso. Os açougueiros chegaram ao primeiro try da tarde quando Marcelo Pasin, que furou facilmente a agrupada defesa ouropretana e apoiou o a bola perto dos paus para que Carlos Diego deixa-se o jogo em 3 x 10 para os do sul de Minas. No final do primeiro tempo “Robocop” ainda reduziu a conta e as equipes foram descansar com 6 x 10 no placar.

A concorrida torcida dos Inconfidentes esperava uma reação do seu time, e foi o que aconteceu na segunda etapa, quando aos 10 minutos do complemento os ouropretanos apoiaram o segundo try do jogo e, somado aos dois penais que anotou Robocop, passou ganhar por 13 x 10.

Quando o time da UFLA foi dar início novamente o jogo, a torcida local outorgou um penal contra a equipe anfitriã ao esquecer que estavam assistindo uma partida de rugby e não outro esporte, e fez questão de lembrar aos lavrenses sua situação na tabela. O árbitro imediatamente decretou penal a favor dos visitantes no meio do campo e solicitou ao capitão Breno Castilho, instruir sua torcida que o respeito deve reinar sempre.

Mas o UFLA não se abateu, pelo contrário, encontrou forças nessa atitude da torcida para partir para o ingoal adversário e, aos 14 minutos, depois de jogar várias fases com seus gordos, Germano Fernández apoiou um try que foi mérito do pack enteiro e do seu meio-scrum e capitão.

Era a vez dos Inconfidentes partirem para cima com a faca nos dentes e mostrar por que estão na parte de cima da tabela. E foi o que aconteceu, com os lavrenses defendendo-se com tudo que lhes restavam. Mas o capitão ouropretano, no calor da partida, não atentou para a necessidade de capitalizar pontos nas valiosas oportunidades que tinham, sobretudo com o pé de “Robocop” que quase havia lhes dado a vitória contra os varginhenses.

Os Inconfidentes abriram dois penais a seu favor, muito convertíveis pelo seu hooker, tentando marcar mais um try na força de seusforwards, mas o UFLA não deixou isso acontecer e a equipe local deixou o resultado escapar na tomada de decisões para a experiência dos Açougueiros que mantiveram a posse de bola e dominaram o jogo nos forwards até expirar o tempo regulamentar e os acréscimos que o árbitro adicionou. Placar final: Inconfidentes 13 x 15 UFLA.

Um jogo eletrizante, com sabor a clássico e decidido nos mínimos detalhes. Não apto para cardíacos.

Com o resultado os Inconfidentes se preparam para receber no próximo dia 26/05 os Leopardos de Uberlândia, enquanto os lavrenses viajam até Belo Horizonte para enfrentar a equipe “B” do BH Rugby, reeditando a decisão pela terceira posição no último ano, ambos os confrontos válidos pelas quartas de final.

Um comentário: